A premium business class da TAM, entre NYC e Rio

 

Testei a premium business da TAM, entre Nova York e Rio de Janeiro. O voo JJ 8079 decola diariamente, às 19h, do Terminal 8 do Aeroporto JFK (o mesmo da American Airlines) e chega ao Rio às 8h09 do dia seguinte.

A classe executiva do 767-300 foi configurada com 30 poltronas angle flat seat, as mesmas usadas pela Lan Chile, que parecem reclinar 180 graus, mas não é lá bem assim, como você vai ver nas fotos a seguir.

Essa é a terceira versão de poltronas de executiva da TAM. Por incrível que pareça, o primeiro modelo foi o mais confortável de todos, quando o espaçoso assento virava uma cama de verdade.

O segundo foi um verdadeiro downgrade. Dormia-se inclinado como se você estivesse em um escorrega de praça — só que com alças douradas e tons de bege e vermelho. Um design bastante duvidoso. Isso para não falar das toalhas de mesa com florzinha…

A nova versão ficou mais clean. O estofamento é todo vermelho e não compromete. Destoam apenas as paredes divisórias entre as cabines, com pintura azul clara imitando isopor. Esquisito. Mas vai que o avião veio de outra companhia e não deu tempo de trocar o revestimento, sabe-se lá.

Atenção aos passageiros desse voo. Sugiro chegar ao JFK três horas antes do embarque, por dois motivos: a partir das 15h, o trânsito pode ser caótico e o fluxo de pessoas no terminal 8 nesse horário é intenso, com filas quilométricas.

O check-in foi correto e o embarque, nada teve de especial. Fiquei com pena de um grupo de japoneses tentando embarcar e respeitar as filas. Os agentes de aeroporto da TAM eram secos e anos-luz da cordialidade com que os asiáticos estão acostumados.

O mesmo se estende para a equipe de bordo, que não demonstrou qualquer deferência pelo grupo que viajava em executiva seguindo de uma conexão Tóquio-Nova York…

Uma moça parecendo chefe de cabine passava bem à vontade pelas poltronas saudando os brasileiros durante o voo: “Tá tudo bem por aí?”

A pergunta parecia de praxe, como se não estivesse a fim de saber a resposta e apenas cumprir o papel de perguntar. Os japoneses sequer foram questionados. Serviço na linha: “chicken or pasta? And to drink? Ok” – senta aí, aperta o cinto, come e fica quieto.

O sistema de entretenimento é correto. O espaço entre as poltronas é bom. Na posição para dormir, ela é confortável, no entanto estreita.

Senti falta de tomada para ligar o computador. Já em solo, no Rio, comentei com um dos comissários e ele me disse que ficava atrás da poltrona. Comi mosca em não perguntar durante o voo, essa foi a resposta que obtive. Fazer o quê?

Cabine 767-300 TAM - Premium Business Class
Cabine do 767-300 TAM, na premium business class
Angled seats - Poltrona totalmente reclinada manteve pequena angulação nas pernas
Angle flat seat: encosto da poltrona totalmente reclinado, mas veja a angulação na altura das pernas
Controle de diferentes posições da poltrona
O controle com as diferentes posições da poltrona
Poltronas com divisória ao fundo imitando isopor
Poltronas com divisória ao fundo imitando isopor
Welcome Drink e snacks após o embarque na Premium Business Class TAM
Welcome drink e snacks após o embarque
Chateau Bel Air - eleito o melhor vinho tinto de bordo do mundo em Classe Executiva
Chateau Bel Air, eleito o melhor vinho tinto de bordo do mundo em classe executiva
Serviço de café da manhã na Premium Business TAM
Serviço de café da manhã
Serviço de jantar na Premium Business TAM
Serviço de jantar na premium business class da TAM
Sistema de entretenimento - Premium Business Class TAM
Sistema de entretenimento

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