Testei a premium business da TAM, entre Nova York e Rio de Janeiro. O voo JJ 8079 decola diariamente, às 19h, do Terminal 8 do Aeroporto JFK (o mesmo da American Airlines) e chega ao Rio às 8h09 do dia seguinte.
A classe executiva do 767-300 foi configurada com 30 poltronas angle flat seat, as mesmas usadas pela Lan Chile, que parecem reclinar 180 graus, mas não é lá bem assim, como você vai ver nas fotos a seguir.
Essa é a terceira versão de poltronas de executiva da TAM. Por incrível que pareça, o primeiro modelo foi o mais confortável de todos, quando o espaçoso assento virava uma cama de verdade.
O segundo foi um verdadeiro downgrade. Dormia-se inclinado como se você estivesse em um escorrega de praça — só que com alças douradas e tons de bege e vermelho. Um design bastante duvidoso. Isso para não falar das toalhas de mesa com florzinha…
A nova versão ficou mais clean. O estofamento é todo vermelho e não compromete. Destoam apenas as paredes divisórias entre as cabines, com pintura azul clara imitando isopor. Esquisito. Mas vai que o avião veio de outra companhia e não deu tempo de trocar o revestimento, sabe-se lá.
Atenção aos passageiros desse voo. Sugiro chegar ao JFK três horas antes do embarque, por dois motivos: a partir das 15h, o trânsito pode ser caótico e o fluxo de pessoas no terminal 8 nesse horário é intenso, com filas quilométricas.
O check-in foi correto e o embarque, nada teve de especial. Fiquei com pena de um grupo de japoneses tentando embarcar e respeitar as filas. Os agentes de aeroporto da TAM eram secos e anos-luz da cordialidade com que os asiáticos estão acostumados.
O mesmo se estende para a equipe de bordo, que não demonstrou qualquer deferência pelo grupo que viajava em executiva seguindo de uma conexão Tóquio-Nova York…
Uma moça parecendo chefe de cabine passava bem à vontade pelas poltronas saudando os brasileiros durante o voo: “Tá tudo bem por aí?”
A pergunta parecia de praxe, como se não estivesse a fim de saber a resposta e apenas cumprir o papel de perguntar. Os japoneses sequer foram questionados. Serviço na linha: “chicken or pasta? And to drink? Ok” – senta aí, aperta o cinto, come e fica quieto.
O sistema de entretenimento é correto. O espaço entre as poltronas é bom. Na posição para dormir, ela é confortável, no entanto estreita.
Senti falta de tomada para ligar o computador. Já em solo, no Rio, comentei com um dos comissários e ele me disse que ficava atrás da poltrona. Comi mosca em não perguntar durante o voo, essa foi a resposta que obtive. Fazer o quê?