O Carioca NoMundo foi o primeiro a publicar uma matéria, no Brasil, sobre a reabertura, ano passado, do Hotel Lutetia, em Paris (para relembrar, clique aqui). E agora eu mostro, em um vídeo exclusivo, como ficou esse ícone da hotelaria parisiense e mundial.
Inaugurado em 1910, o Hotel Lutetia passou quatro anos fechado para um reforma que custou 230 milhões de euros, comandada pelo seu novo proprietário, o grupo hoteleiro de capital israelense The Set.
Único hotel palácio da Rive Gauche parisiense, o Lutetia fica em Saint-Germain-de-Prés, a uma quadra da famosa loja de departamentos Le Bon Marché. Aliás, conto no vídeo que o hotel foi construído pelos antigos donos da loja, que foi fundada em 1838.
A imponente fachada em estilo Art Nouveau, com galhos de videiras que se espalham pelos sete andares do Lutetia, foi inteiramente preservada. Detalhe: um dos escultores dessa maravilha foi Paul Belmondo, pai do famoso ator francês Jean-Paul Belmondo.
Por dentro, o Hotel Lutetia resgatou belezas que haviam sido apagadas pelo tempo, como os afrescos do teto do bar Josephine, originais de 1910, que estavam cobertos de tinta e por várias camadas de gesso.
No interior hotel, predominam móveis de inspiração Art Deco, como na suíte Carré Rive Gauche, que eu mostro no vídeo a seguir. O espaço, com sala de jantar, sala de estar, cozinha, escritório, varanda, quarto, banheiro, closet e academia, é fantástico!
Toda a decoração da Carré Rive Gauche inclui obras de arte e antiguidades que podem ser adquiridas por quem se hospeda ali — e a ideia é a de que a decoração da suíte mude a cada seis meses. A diária fica em 15 mil euros.
Bateu aquela curiosidade de ver como ficou o Hotel Lutetia, em Paris? Então, é só clicar no vídeo abaixo para descobrir. Aproveite para se inscrever no Carioca NoMundo, no YouTube, e lembre-se de ativar o sininho para receber as notificações de novidades! Você pode me acompanhar também no Facebook e no Instagram @carioca_nomundo. Até lá!