Como é uma viagem no trem de luxo Orient-Express

No vagão-bar cenográfico do trem, o elenco do filme Assassinato no Expresso do Oriente

A Fox Film do Brasil, o Telecine e o Belmond Copacabana Palace promoveram anteontem à noite, no Cine Odeon, no Centro do Rio de Janeiro, a primeira pré-estreia no Brasil do filme Assassinato no Expresso do Oriente, baseado na obra da autora Agatha Christie. A trama policial se passa em 1934, durante uma viagem no trem de luxo Orient-Express, entre Istambul e Londres.

O Orient-Express existe até hoje e pertence ao grupo inglês Belmond, dono de hotéis de luxo ao redor do mundo. No fim de 2014, fiz uma viagem na rota Londres–Veneza, a mais frequente do Orient-Express, com duração de dois dias e uma noite.

Na época, produzi um vídeo exclusivo para o meu canal Carioca NoMundo, no YouTube, e, por causa da estreia do novo filme, marcada para o dia 30 de novembro, resolvi trazê-lo de volta.

Veja o vídeo com a minha viagem no Orient-Express:

 

TREM CENOGRÁFICO

O filme Assassinato no Expresso do Oriente mostra o detetive belga Hercule Poirot (vivido por Kenneth Branagh, também o diretor do filme) tentando solucionar um crime espantoso: um passageiro foi assassinado com 12 facadas, enquanto o trem encontrava-se parado nas montanhas, entre a Croácia e a Iugoslávia, por causa de uma avalanche de neve.

Boa parte da ação se passa no interior do Orient-Express — e vários detalhes encantadores do trem são mostrados em cena, como as louças e cristais, a decoração art déco e os elegantes vagões com bar e restaurante. Mas é o trem de verdade?

Para ver o trailer de Assassinato no Expresso do Oriente, clique no vídeo a seguir:

Não, não é o trem de verdade. Por razões de logística, seria impossível filmar a bordo do trem usado no transporte de passageiros — ainda mais com estrelas do calibre de Penélope Cruz e Johnny Depp no elenco!

Portanto, tudo o que aparece no filme é 100% cenográfico — inclusive os vagões azuis que surgem nas tomadas de externa, na neve. Até mesmo os trilhos foram montados em um gigantesco estúdio em Londres!

 

JEANS É PROIBIDO

E como é uma viagem no trem de luxo Orient-Express? As áreas sociais — são três vagões-restaurante e um vagão-bar, com pianista residente — são bem elegantes. As refeições dos 187 passageiros estão todas incluídas na passagem e, tanto no almoço como no jantar, o traje é elegante, com paletó e gravata para os homens. Jeans, aliás, é proibido!

A decoração art déco do vagão-bar do trem de luxo Orient-Express

As cabines, como você poderá ver no meu vídeo, não são grandes, mas são superconfortáveis. À noite, os sofás dão lugar a dois beliches. Tem também um lavatório, com água quente e fria. Mas o banheiro é no fim do corredor de cada vagão — e não tem chuveiro. Lembre-se de que é um trem dos anos 1920/1930!

 

CHAMPANHE ILIMITADO

Em março do ano que vem, porém, o Orient-Express volta com algumas novidades (o trem sempre para entre novembro e março). É que cinco das 11 cabines individuais estão sendo transformadas em três suítes. Batizadas com os nomes de Paris, Veneza e Istambul, as acomodações terão cama de casal, área de estar e — sim! — banheiro com chuveiro.

Uma prévia de como será a suíte Paris, com cama de casal, área de estar e banheiro — mas só a partir de março do ano que vem

O preço para viajar nas novas suítes, entre Londres e Veneza, será de 5.500 libras por pessoa — cerca de 24 mil reais. O valor inclui transfer individual na partida e na chegada, jantar privado na cabine e champanhe ilimitado durante toda a viagem!

O preço do mesmo trajeto nas cabines normais é de 2.365 libras por pessoa — ou 10 mil reais. Para checar mais detalhes sobre rotas e preços do Orient Express, confira o site da Belmond (link aqui).

 

Fotos: divulgação

Comentários (0)
Adicionar comentário