Todos os detalhes do voo retrô anos 70 da TAP, de Lisboa ao Rio

No último dia 6 de setembro, os passageiros que embarcaram de Lisboa para o Rio de Janeiro, no voo TP 073, reviveram o mesmo glamour de voar que existia há quarenta anos. Era o voo retrô anos 70 da TAP (site oficial da companhia aqui).

A empresa surpreendeu boa parte dos 285 passageiros com um voo inspirado nos anos 1970, época de franca expansão da companhia fundada em 1945 — daí a homenagem a esse momento histórico nos 72 anos da TAP.

A experiência começou no check-in, com atendentes uniformizadas a caráter distribuindo antigas etiquetas de bagagem, porta-passagem da época e até um certificado para cada passageiro.

O A330-300 da TAP, prefixo CS-TOV, batizado com o nome Portugal e pintado com a logo da época (foto acima), cruzou o Atlântico em grande estilo, com a equipe de comissários usando as antigas “fardas” da companhia, desenhadas pelo estilista francês Louis Féraud.

O figurino completo foi reproduzido à risca: os elegantes chapéus, sapatos, bolsas, lenços, aventais de serviço, além dos tailleurs nas cores amarelo, azul marinho e vermelho.

A experiência a bordo do voo retrô anos 70 da TAP foi como uma viagem no tempo. Em cada poltrona, havia uma bolsa contendo os amenities de toalete, pijamas de época, um exemplar do Diário de Notícias com capa antiga e uma caixa com o jogo de tabuleiro de perguntas e respostas O Sabichão.

O cardápio trazia iguarias dos anos 1970, como terrine de faisão e bacalhau Zé do Pipo. Na classe executiva, um vinho do Porto Graham’s Tawny Colheita 1972 levou os entendedores do assunto às nuvens.

Rolou também muita diversão durante as dez horas de voo. Recriaram um jogo de “fura-fura” com distribuição de chocolates da antiga fábrica portuguesa Regina. O melhor de tudo foi que todo mundo participava e ganhava um prêmio. O entretenimento de bordo também contava com uma seleção de filmes e músicas que marcaram a década de 1970.

Este foi o quarto voo retrô anos 70 da TAP, que já fez a mesma ação para Toronto, Miami e São Paulo. Há previsão de um quinto e último voo entre Lisboa e Luanda.

E lá estava eu nesse voo histórico para o Rio Galeão! Em breve, publicarei o vídeo no Carioca NoMundo, no YouTube. Mas você já pode ter um sabor do que foi com as fotos a seguir.

 

Posei com a equipe do check-in caracterizada com os uniformes dos anos 70. Repare nos porta-passagem, etiqueta de bagagem e certificado de voo que elas seguram
A poltrona da classe executiva do A330-300 da TAP com as bolsas retrô, jornal e o jogo de tabuleiro O Sabichão
Os amenities e o pijama recriados conforme os anos 70
O serviço de bordo com o logo antigo da TAP na louça e a manteiga em forma de flor
A culinária tradicional portuguesa presente no bacalhau a Zé do Pipo
Bife de lombo à portuguesa com presunto e batatas
A carta de vinhos — ou ementa, como era chamada na década de 70
O vinho do Porto Graham’s Tawny Colheita 1972 servido na classe executiva
Garrafas de cerveja e refrigerante reeditadas especialmente para o voo
O antigo chocolate Regina — “Confortável para os turistas” — também voltou
Jornal de bordo com edição especial do voo Lisboa-Rio do “Dário de Notícias”
O avental azul turquesa — ou batas — fez parte dos uniformes, desenhados pelo estilista francês Louis Féraud
A asa e o logo da TAP novamente bordados nos uniformes dos funcionários
Até o ônibus que levou os passageiros do terminal até o avião ganhou pintura especial
Comentários (0)
Adicionar comentário