Férias no verão europeu? Gosta de praia? Pois, então, seu destino é Mykonos, na Grécia. Um mar azul cristalino, ótimos restaurantes, bares e recantos charmosérrimos tornam essa ilha um paraíso. Tão bom que eu repito todo ano.
E aí… Como é que é lá?
- Sol + sol + sol = sol todo dia. Praticamente não chove em Mykonos.
- Quer festa? Tem dia sim e no outro também! Quer descansar? O lugar também é perfeito para isso.
- Em busca de sítios arqueológicos? Pegue um barco até a ilha de Delos, com seu Templo de Apolo. Um patrimônio mundial da humanidade, segundo a Unesco, desde 1990. E fica logo ali, a apenas 30 minutos de barco de Mykonos.
- Cerca de 11 mil pessoas vivem na ilha ao longo do ano. A população se multiplica durante o verão, quando eles recebem até 50 mil pessoas de uma só tacada.
- A economia grega não vai bem, mas Mykonos vai sempre muito bem, obrigado, e os preços acompanham seu sucesso. Não vá esperando nenhuma barganha.
- O habitante mais famoso da ilha chama-se Petros, um pelicano solitário que circula muito à vontade entre turistas e locais.
- Além dos azeites e azeitonas, a Grécia também produz bons vinhos. Verão, Europa, Mediterrâneo: mergulhe num rosé ou num branco. Assyrtiko é um tipo de uva grega que faz bons brancos. Tintim!
- Chora é o centro da ilha e, lá, se anda a pé (carro nem entra). As lojas ficam abertas até tarde. Algumas até meia-noite. Não tem muita regra, tudo depende do movimento.
- Não se preocupe se ficar perdido andando pelo centro, uma hora você se acha. Tem um banco chamado Alpha Bank numa rua movimentada que sempre vira referência de onde você quer chegar. “É perto do Alpha Bank”, “é depois do Alpha Bank”, alguém sempre vai te dizer isso, pode esperar.
Dicas de Mykonos, depois me conta como foi…
- Quer curtir a ilha sem muvuca? A primeira semana de setembro é a melhor de todas. Mas não espalha isso para todo mundo, hein?
- Vá de avião. A Aegean Air é uma ótima companhia aérea grega! A Olympic também oferece boas conexões. Ir de barco? Leve algum remédio contra enjoo e prepare-se para sacudir mar adentro – fora a perda de tempo.
- Alugue um carro! Moto também serve, se você for adepto das duas rodas. E não economize nas cilindradas na hora de fechar o contrato, pois as ladeiras não são brincadeira.
- Se você faz questão de serviço vip, alugue carro na I-Car. Os proprietários, Petros e Sotyria, fazem questão de saudar, um a um, seus clientes que chegam no aeroporto e são levados gratuitamente até o hotel. Frota novinha e, à noite, private parking na entrada da Chora.
- O melhor chef da Grécia fica em Mykonos, sabia? Chama-se Athinagoras Kostakos no Bill & Coo hotel. Vá no menu degustação e bon appétit!
- E por falar em Bill & Coo, esse é o meu hotel predileto também. Vai se hospedar lá? Escolha as suítes com jacuzzi.
- Minha lista de restaurantes para jantar: Uno con Carne, Interni, Gola e Kalita. O Ling Ling, do grupo Hakkasan (o asiático de Londres que está se espalhando pelo mundo) também é ótimo. O Matsuhisa, do chef Nobu Matsuhisa, no hotel Belvedere, completa o circuito noturno.
- Praia chique? Psarou é disparada a minha favorita. Valet parking na chegada, serviço de comes e bebes na areia, música perfeita, além do melhor restaurante para almoçar na ilha, o Nammos. Fique logo amigo do gerente da areia, Iannis, se quiser garantir seu lugar ao sol durante o verão. He is the boss!
- Almoce também no Alemàgou, na praia de Ftelia. Pés na areia e o mar logo ali. Outra opção é o Scorpios, com a mesma vibe do Nammos, mas sem a praia. Ponha no topo da sua agenda.
- Está com bastante grana? Alugue uma lancha Riva em Psarou com a equipe do Nammos e saia para dar um rolé.
- Uma praia isolada para uma saída romântica? Vá de barco até Delos, na praia de Rhinia. Leve sua cesta de piquenique.
- Se está indo pela primeira vez, tem que conhecer Paradise e Super Paradise. E viva o topless.
- Pôr do Sol em Little Venice. É turístico? Sim, mas é lindo!
- Onde os locais bebem? Começam a noite no Scarpa Bar, em Little Venice.
- Quer esticar à noite? Cavo Paradiso.
Fuja das roubadas…
- Ir de barco saindo de Atenas, Santorini ou qualquer outro lugar. O mar não ajuda em nada.
- Fique longe dos grupos de turistas dos cruzeiros que desembarcam no cais do porto para excursões de meio-dia.
- A segunda semana de setembro já tem clima de fim de acampamento, saca? Melhor voltar no próximo verão.
- Quer se arrepender? Alugue um quadriciclo. Alguém vai acabar tendo que empurrar a geringonça para subir as ladeiras.