Vídeo: a Comuna do Ibitipoca, o hotel mais extraordinário de Minas Gerais

Localizada em Conceição do Ibitipoca, um distrito do pequeno município mineiro de Lima Duarte, a cerca de 260 quilômetros do Rio de Janeiro, a Comuna do Ibitipoca (site aqui) é mais do que simplesmente um hotel.

Trata-se de um “projeto socioambiental experimental” privado que, em 1984, começou a adquirir terras próximas ao Parque Estadual do Ibitipoca com o objetivo de criar um cinturão verde para ajudar a preservar o seu entorno.

Hoje, quase 40 anos depois, a Comuna do Ibitipoca é cerca de quatro vezes maior que o próprio Parque Estadual do Ibitipoca.

Mais ou menos dez anos atrás, surgiu o Engenho Lodge, um casarão do século 18, com oito amplas e confortáveis suítes, que preservam aquele jeito antigo de casa de fazenda.

Há, também, uma outra opção de hospedagem, num vilarejo chamado Mogol, de apenas algumas dezenas de habitantes, a 18 quilômetros do Engenho Lodge, onde você passa pela experiência de uma autêntica vida na roça.

Estamos nas montanhas de Minas Gerais, a cerca de 800 metros acima do nível do mar, e tem muita coisa bonita para ver na Comuna do Ibitipoca, como as diversas trilhas, rios e cachoeiras e as monumentais esculturas de ferro da artista plástica americana Karen Cusolito, no topo de uma montanha.

Para assistir ao vídeo inédito, basta clicar no link abaixo. Aproveite para se inscrever no Carioca NoMundo, no YouTube, e lembre-se de ativar o sininho para receber as notificações de novos vídeos!

Você pode me acompanhar também no Facebook e no Instagram @carioca_nomundo. Se quiser receber mensagens de WhatsApp com as novidades do canal, mande seu nome, cidade, e número de telefone com DDD para o e-mail [email protected]

Valeu e até a próxima!

Jayme Drummond

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *