Dez curiosidades sobre os 20 anos do musical O Rei Leão, na Broadway

Dez curiosidades sobre os 20 anos do musical O Rei Leão na BroadwayExatamente 20 anos atrás, em 13 de novembro de 1997, o musical O Rei Leão (site aqui) fazia sua estreia oficial na Broadway, em Nova York. O desenho animado da Disney havia sido lançado em 1994 com enorme sucesso — senha para que o show nos palcos nova-iorquinos também obtivesse êxito, certo?

Mas alguém esperava que, 20 anos depois, O Rei Leão ainda estivesse em cartaz — e sempre com casa lotada e ingressos disputadíssimos? O fato é que a história da jornada de auto-conhecimento do leão Simba após o assassinato de seu pai continua encantando o público.

Para celebrar a data, preparei uma lista com dez curiosidades sobre os 20 anos do musical O Rei Leão. Confira!

1) MUITO DINHEIRO. Há 20 anos em cartaz, O Rei Leão é considerado o maior musical de todos os tempos. O que mede isso? Sua arrecadação recorde de 1,4 bilhão de dólares na bilheteria.

2) NÃO É SÓ EM NOVA YORK. O sucesso de O Rei Leão não está restrito à Broadway. Ele também está em cartaz, ininterruptamente, em Londres, desde outubro de 1999. Ou seja, há 18 anos.

3) É NO MUNDO TODO. Fora isso, o musical já foi montado em 19 países, com a tradução de suas músicas para oito idiomas. No Brasil, esteve em cartaz em São Paulo, em 2013 e 2014, com versões escritas por Gilberto Gil. A 25ª produção internacional de O Rei Leão estreia em março de 2018, em Manila, nas Filipinas.

Dez curiosidades sobre os 20 anos do musical O Rei Leão na Broadway

4) MUITA GENTE. Ao redor do mundo, o espetáculo já foi assistido por 90 milhões de pessoas, com arrecadação de 7 bilhões de dólares.

5) TERCEIRA COLOCAÇÃO. Apesar desse sucesso todo, há musicais em cartaz há mais tempo na Broadway. O Fantasma da Ópera estreou em janeiro de 1988 e Chicago subiu aos palcos em novembro de 1996 — O Rei Leão é, portanto, o terceiro mais antigo em cartaz.

6) TANTA COISA ACONTECEU. Desde a estreia de O Rei Leão, outros 733 espetáculos estrearam e fecharam as portas na Broadway.

Dez curiosidades sobre os 20 anos do musical O Rei Leão na Broadway

7) NA PONTA DO LÁPIS. O musical fatura 2 milhões de dólares por semana. Os ingressos para os 1.621 lugares do Minskoff Theater, com preços a partir de 98 dólares, são vendidos quase que na sua totalidade — a média é de 99% na ocupação dos assentos.

8) CHUVA DE PRÊMIOS. Em 1998, o show ganhou oito prêmios Tony, considerado o Oscar do teatro americano. Além de melhor musical, cenário, figurinos, iluminação, etc, também teve o prêmio de melhor direção para Julie Taymor — e essa foi a primeira vez que uma mulher ganhou o Tony de melhor direção por um musical na Broadway.

Dez curiosidades sobre os 20 anos do musical O Rei Leão na Broadway

9) TRILHA SONORA CAMPEÃ. As músicas do desenho animado da Disney, compostas por Elton John e Tim Rice, são o carro-chefe de O Rei Leão também no teatro: Circle of Life, Hakuna Matata, I Just Can’t Wait to be King e Can You Feel The Love Tonight.

10) ANIMAIS EM CENA. Os figurinos e as marionetes dos animais selvagens que aparecem no palco são outro destaque de O Rei Leão. São 232 marionetes! A maior delas é a da girafa, com 3,3 metros de altura. E as máscaras dos animais, apesar de elaboradíssimas, são bastante leves: pesam cerca de 300 gramas cada.

Dez curiosidades sobre os 20 anos do musical O Rei Leão na Broadway

 

É fã dos musicais da Disney na Broadway? Sabia que vem aí a estréia de Frozen? Clique aqui para ler mais sobre essa novidade!

 

Fotos: Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *