Viajei no Glacier Express, um dos percursos de trem mais bonitos do mundo, entre as cidades de Zermatt e St. Moritz, nos Alpes da Suíça.
A bordo da excellence class, todas as 20 confortáveis poltronas do trem contam com janelas panorâmicas, tablet, fone de ouvido e serviço de bordo com almoço gastronômico em sete etapas.
A minha viagem começou em Zermatt, no Cantão de Valais, na Suíça, a 1.620 metros de altitude. Zermatt é uma estação de esqui aos pés do mais famoso pico do país, o Matterhorn, com seus 4.478 metros — é aquele que aparece na embalagem do chocolate Toblerone, sabe?
O trajeto de Zermatt até St. Moritz tem cerca de oito horas de duração. Ao todo, percorrermos 291 quilômetros de trilhos, passamos por 91 túneis e cruzamos 291 pontes.
Mas, Jayme, 291 quilômetros em 8 horas? Esse trem é lento demais!
É isso mesmo, pessoal! O Glacier Express vai super devagar, que é justamente pra gente ir apreciando a paisagem. Aliás, ele tem um apelido: “O trem expresso mais devagar do mundo”. Imagina isso!
E se a viagem dura oito horas, como a gente se distrai? Bom, tem a magnífica paisagem dos Alpes pela janela do trem, é claro! Mas, a bordo da excellence class, o Glacier Express oferece um serviço de almoço, em sete etapas, com champanhe e vinhos para harmonizar com os pratos. Que tal?
Mais algumas curiosidades sobre o Glacier Express. A primeira viagem da linha férrea ligando Zermatt a St. Moritz aconteceu em 25 de junho de 1930. Naquela época, com uma locomotiva a vapor, o percurso durava 11 horas. Nos anos 1940, os trens passaram a ser elétricos e o tempo caiu para cerca de oito horas, como é hoje em dia.
Até 1982, essa viagem só podia ser feita no verão porque havia uma região que o trem não conseguia transpor durante os meses mais frios, dada a quantidade de neve. A partir de 1982, porém, graças à abertura do Furka Summit Tunnel, com 1.858 metros de extensão, as viagens passaram a ser o ano todo.
E trata-se de uma viagem de altos e baixos. O ponto mais elevado é na região de Oberalp Pass, a 2.033 metros de altitude. Já a cidade mais baixa é Chur, a 585 metros acima do nível do mar.
Para assistir ao novo vídeo, basta clicar na imagem abaixo. Aproveite para se inscrever no meu canal Carioca NoMundo, no YouTube, e lembre-se de ativar o sininho para receber as notificações de novos vídeos!
Você pode me acompanhar também no Facebook e no Instagram @carioca_nomundo.
Valeu e até a próxima!
Jayme Drummond
1 Comentário para "Vídeo: o Glacier Express, na Suíça, uma das viagens de trem mais bonitas do mundo"
Boa tarde Sr. Jayme Drummond é com muita honra e prazer que envio esta mensagem. Meu nome é Odair Faria, sou de Angola e tenho seguido o seu canal carioca no mundo pelo YouTube. Graças as suas viagens tenho conhecido lugares maravilhos e espero que um dia dentro do seu tempo nos poça orientar amim e minha esposa.
Um grande abraço que Deus o proteja sempre em todos os lugares que caminhar.
Atenciosamente,
Odair Faria