Hotel Lutetia: a reabertura de um ícone parisiense

A fachada do Hotel Lutetia em ParisA abertura de hotel mais esperada de 2018 está prestes a acontecer. No dia 15 de junho, uma sexta-feira, será reinaugurado o Hotel Lutetia, um ícone da Rive Gauche, em Paris.

Ao longo de quatro anos, o hotel permaneceu fechado para uma reforma completa, com um investimento de mais de 100 milhões de euros. A expectativa é alta e, pelo que pude apurar, o Hotel Lutetia (site aqui) renascerá com todo o seu esplendor.

Inaugurado em 1910, o Hotel Lutetia, que já foi de propriedade da família Taittinger (a mesma do champanhe), foi adquirido pelo The Set. O grupo hoteleiro, de capital israelense, vem me chamando a atenção por suas escolhas bem acertadas e pelo bom equilíbrio entre o clássico e o moderno. É o caso do Hotel Conservatorium (site aqui), em Amsterdã, que me deixou muito bem impressionado (confira, aqui, o vídeo do Carioca NoMundo sobre o Conservatorium).

Hotel Lutetia em Paris
A fachada art nouveau do Hotel Lutetia, em Paris, com seus elegantes detalhes com motivos botânicos

É impossível passar pelo cruzamento do Boulevard Raspail com a Rue de Sèvres, em St. Germain, sem levantar os olhos para admirar a beleza do Hotel Lutetia. Os elegantes detalhes com motivos botânicos que decoram a sua fachada, em estilo art nouveau, foram minuciosamente restaurados.

O mesmo aconteceu com as pequenas lâmpadas, no alto do prédio, que juntas formam a palavra LVTETIA. Sim, escreve-se com V e lê-se com U. É válido lembrar que Paris chamava-se Lvtetia, na época do Império Romano, e é daí que vem o nome do hotel.

Hotel Lutetia Paris
Mosaico com o desenho de um barco, símbolo da cidade de Paris, revelado após a reforma do prédio

O arquiteto Jean-Michel Wilmotte, que comandou as obras, se preocupou em enfatizar toda a beauté cachée do projeto original. Ao retirar um teto falso, que impedia a visão do pátio interno, ele evidenciou um belíssimo mosaico com o desenho de um barco, o símbolo da cidade de Paris.

No teto de uma imponente sala, que será ocupada pelo bar Josephine, foram descobertos afrescos representando as quatro estações. Eles estavam cobertos por mais de cinco camadas de pintura. O novo bar promete ser um dos melhores pontos de encontro para amantes do jazz, em Paris.

Hotel Lutetia Paris
O bar Josephine com afrescos no teto representando as quatro estações: pintura estava coberta por tinta

O restaurante Orangerie abrirá junto com o hotel e funcionará diariamente para café da manhã, almoço e jantar. A Brasserie do Lutetia será inaugurada apenas em setembro e estará sob o comando do estrelado chef Gérald Passedat, do restaurante Le Petit Nice, de Marselha, com três estrelas Michelin. O valor médio do menu, por pessoa, será de 150 euros.

Hotel Lutetia Paris

Hotel Lutetia Paris
Dois ângulos da piscina do Hotel Lutetia, com 17 metros de comprimento, uma raridade em Paris

Outra grande novidade do Hotel Lutetia é um centro de bem estar com 700 metros quadrados, equipado com fitness center, sauna, jacuzzi e uma piscina com 17 metros de comprimento, um verdadeiro luxo para Paris. Trata-se de um oásis de relaxamento sob a filosofia indiana Akasha, que integra os quatro elementos: ar, água, fogo e terra.

Hotel Lutetia Paris

Hotel Lutetia Paris
Suíte renovada do Hotel Lutetia, com decoração em tons de azul royal, uma referência ao Rio Sena

O Hotel Lutetia terá 184 apartamentos, com detalhes em estilo art deco e decoração em tons de azul royal, uma referência ao Rio Sena. Os banheiros brancos e bem iluminados chamam a atenção pelas banheiras com bordas curvas, todas esculpidas no próprio local, a partir de imensos blocos de mármore de Carrara.

Hotel Lutetia Paris

Hotel Lutetia Paris
Banheiros em mármore de Carrara e as banheiras com bordas curvas esculpidas no local

Em julho, serão inauguradas sete suítes com design exclusivo, entre elas a suíte Cartier. Em uma outra suíte, os objetos de decoração serão trocados a cada seis meses. A curadoria ficará a cargo do Carré Rive Gauche, um conjunto de mais de 130 galerias de arte vizinhas ao Lutetia.

O Hotel Lutetia sempre foi um ponto de encontro de artistas e intelectuais parisienses, assim como dos brasileiros também. Por muito anos, ele hospedou o escritor Paulo Coelho, antes que ele comprasse seu apartamento em Paris. Os designers Humberto e Fernando Campana e o decorador Vic Meirelles também tinham suítes por lá.

Hotel Lutetia Paris
Outro apartamento do Hotel Lutetia, que passou por um reforma de mais de 100 milhões de euros

Os preparativos para receber a clientela brasileira estão assegurados pela carioca Maria Cristina Bittencourt, Gerente de Vendas do hotel, detentora de um currículo invejável na hotelaria de luxo internacional. Aliás, antes mesmo da abertura do Lutetia, o Brasil já ocupa o terceiro lugar em volume de reservas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra.

As diárias começam em 800 euros. Na ocasião da abertura, quem reservar um apartamento a partir da categoria Deluxe, poderá optar pelo serviço de transfer cortesia ou duas horas de passeio privativo por St. Germain, com foco em arte, moda ou gastronomia.

O hotel é membro da The Leading Hotels of the World. As reservas podem ser feitas através da Leading, do próprio hotel ou, ainda, através do seu agente de viagens.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *