Vídeo: jazz e história no Hotel Casa Fuster, em Barcelona

Durante a minha recente visita a Barcelona, me hospedei na Casa Fuster (site aqui), um hotel no Passeig de Gràcia com muita personalidade e história para contar.

A Casa Fuster foi projetada em 1908 por Lluìs Doménech Y Montaner, um dos ícones do modernismo catalão. O arquiteto é conhecido por grandes obras em Barcelona, como o Palau de la Música Catalana, considerado um patrimônio da humanidade pela Unesco.

Uma outra curiosidade sobre Doménech Y Montaner é que ele foi professor de Antoni Gaudí, outro gênio da arquitetura catalã — no próprio Passeig de Gràcia, a poucas quadras da Casa Fuster, é possível visitar a Casa Batlló e a Casa Milá (também conhecida como La Pedrera), que levam a assinatura de Gaudí.

O prédio da Casa Fuster, que hoje é ocupado pelo hotel de mesmo nome, foi construído como um presente de casamento que o industrial e cavalheiro da alta sociedade de Mallorca Mariano Fuster i Fuster ofereceu a sua mulher Consuelo Fabra i Puig.

Por décadas, o prédio foi utilizado como residência da família, que era conhecida pelas grandes festas que organizava.

Em 2004, após uma gigantesca reforma que preservou suas características arquitetônicas originais, a Casa Fuster foi transformada em um hotel com 105 apartamentos e suítes.

No térreo, fica o Café Vienés, um tradicional ponto de encontro de Barcelona. As noites de quinta-feira são famosas pelos shows de jazz.

Aliás, um habitué do Café Vienés, sempre que está em Barcelona, é o cineasta americano Woody Allen, que rodou por lá algumas cenas do filme Vicky Cristina Barcelona, estrelado por Penélope Cruz.

O Hotel Casa Fuster é membro da The Leading Hotels of the World, que possui central de reservas em São Paulo e nas principais cidades do mundo.

Confira o vídeo a seguir e aproveite para se inscrever e deixar seus comentários no Carioca no Mundo, no YouTube — tem sempre novidades por lá! Você pode me acompanhar também pelo Facebook e pelo Instagram @carioca_nomundo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *