
Fim de ano em Nova York é sinônimo de curtir um friozinho gostoso, fazer compras e… ver as vitrines de Natal das principais lojas de departamento da cidade. Nunca viu? Pois saiba que é um programa quase obrigatório — para nova-iorquinos e turistas, que lotam as calçadas da Quinta Avenida, onde está boa parte dos estabelecimentos. Sim, está no ar a magia das vitrines de Natal de Nova York!

Entre meados e fim de novembro, a cidade inteira começa a exibir sua decoração de Natal. O auge da estação é quando as luzes da árvore do Rockefeller Center são acesas pela primeira vez — este ano será no dia 29 de novembro, às 19h (horário local).
A árvore de Natal do Rockefeller Center, um espruce norueguês, tem 24 metros de altura, pesa 10 toneladas e tem 45 mil luzinhas. É tão importante para Nova York que sua inauguração é transmitida ao vivo pela rede de TV local WNBC.

Já as lojas revelam sua decoração um pouco mais cedo. Este ano, a Tiffany & Co. deu a largada, no dia 13. Ontem à noite, foi a vez da Saks, bem em frente ao Rockefeller Center, iluminar sua fachada com seu impressionante show de luzes e inaugurar sua vitrine. Hoje, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Facebook da loja, é a vez da Bloomingdale’s.
Se quiser ver as oito principais vitrines de Natal de Nova York de uma só vez, sugiro um roteiro — e alguns cuidados. Comece pela Bloomingdale’s, na Avenida Lexington, entre as ruas 59 e 60. De lá, caminhe duas quadras pela Rua 60, na direção do Central Park, até a Avenida Madison. Na esquina com a Rua 61, está a Barneys New York.

Hora, de seguir para a Quinta Avenida. Logo na esquina com a Rua 58, está a Bergdorf Goodman. Depois, sempre na Quinta Avenida, na direção de Downtown, vêm a Tiffany & Co. (esquina com Rua 57), a Henri Bendel (esquina com Rua 56), a Saks Fifth Avenue (entre as ruas 49 e 48) e a Lord & Taylor (entre as ruas 39 e 38).
Por fim, tem a Macy’s. Para alcançá-la, basta andar uma quadra na direção da Sexta Avenida, entre as ruas 35 e 34. Se preferir, é claro, você pode fazer o caminho inverso — começando a ver as vitrines de Natal de Nova York pela Macy’s.



Seja como for, evite fazer isso nos fins de semana ou muito perto do Natal, pois as calçadas nas proximidades dessas lojas ficam literalmente intransitáveis, tamanha a quantidade de gente.
Outra dica é ir mais tarde, à noite, depois das 20h. Como as vitrines são mais bonitas depois que escurece, muita gente opta por ir após o trabalho, a partir das 17h. Portanto, quanto mais tarde, melhor. O show de luzes da fachada da Saks, por exemplo, vai até 23h — a cada dez minutos, a partir das 17h, as luzes se acendem ao som de uma música natalina.
Tudo isso pode ser visto — de graça — até o início de janeiro. Mas cuidado, porque é até o início do mês mesmo — muitas lojas começam a desmontar suas vitrines já no dia 2.

Fotos: divulgação