
Você se sente menos disposto quando desembarca de um voo muito longo? Imagina chegar e ter que treinar para uma partida de futebol nesse mesmo dia.
Pensando no desgaste que essas viagens trazem para quem vive profissionalmente do esporte, a Nike e a Teague, um premiado escritório de design de Seattle, criaram juntas um projeto de avião para atletas.
O avião foi concebido para preservar as funções físicas, sensoriais e cognitivas que o atleta precisa para entrar em campo em forma. O projeto é focado em quatro pontos-chave que não existem até agora na aviação comercial.
O primeiro é a recuperação: o avião é equipado com uma sala de treino, área de alongamento e massagem, além de aparelhos que analisam dados biométricos durante o voo. Tudo para acelerar diagnósticos e permitir um imediato tratamento de lesões.
Dois outros pontos importantes: o sono e a boa circulação sanguínea que ajudam na recuperação física após uma prova. Atletas muitas vezes são altos, como no vôlei e no basquete, e precisam de mais espaço para dormir. No avião da Nike tem.
E, para arrematar, bolaram ainda um espaço para atividades mentais, mais especificamente projeção de filmes, onde técnicos e jogadores podem analisar juntos imagens antes e depois das partidas.
O projeto ainda está em fase de estudos, mas tem chances de sair do papel, já que os investimentos em equipes esportivas envolvem sempre cifras milionárias.





