Todo o charme do hotel Casa Turquesa, em Paraty

O hotel Casa Turquesa, em ParatyFiquei uns bons anos sem visitar Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, e resolvi, de última hora, aproveitar um feriado prolongado para rever a cidade. Escolhi o hotel seguindo os conselhos de uma amiga, que também é hoteleira, entende à beça do assunto e me conhece superbem. Foi assim que liguei para a Casa Turquesa, em Paraty, e consegui reservar o último dos nove apartamentos desse boutique hotel.

 

O hotel Casa Turquesa, em Paraty
As portas azuis recebem os hóspedes do hotel Casa Turquesa, em Paraty

A Casa Turquesa (site aqui) fica bem em frente ao porto e, partindo de lá, se faz tudo a pé. Vista por fora, ela é um dos tantos casarões brancos com janelas e portas coloridas que compõem o harmonioso conjunto arquitetônico da cidade. A grande diferença está na alma e no serviço desse hotel de luxo discreto.

 

O hotel Casa Turquesa, em Paraty
A área da recepção da Casa Turquesa

Assim que atravessei a porta de entrada, notei que a Casa Turquesa, em Paraty, é um hotel com personalidade e repleto de detalhes que despertam os nossos sentidos.

Da jarra d’água coberta por um delicado tecido sobre o balcão da recepção às peças expostas na sua charmosa boutique, tudo parece ter sido escolhido a dedo. E foi!

A responsável pela curadoria dessa experiência mágica chama-se Tetê Etrusco. Ela é a proprietária da Casa Turquesa e recebe cada hóspede com uma doçura inigualável.

 

O hotel Casa Turquesa, em Paraty

O hotel Casa Turquesa, em Paraty
As acomodações de dois diferentes quartos da Casa Turquesa, em Paraty

Apaixonada pela cor azul, ela adotou o turquesa não apenas no nome, como também em quase tudo o que se vê pelo hotel: mobiliário, louças, copos, uniformes dos funcionários e nos presentes que encontramos sobre a cama na hora de dormir.

Um deles é um precioso livro com as receitas dos bolos caseiros da anfitriã. E caso você não tenha dons culinários, não se preocupe, pois diariamente, às 17h, os tais bolos são servidos, quentinhos, juntamente com uma seleção de chás, sucos e cafés. Trata-se de uma gentileza da casa, ou seja, já está tudo incluído na diária.

 

O hotel Casa Turquesa, em Paraty
O café da manhã com vista para a piscina na Casa Turquesa, em Paraty

O café da manhã na Casa Turquesa, em Paraty, é outro momento para lá de especial. Ele é servido à la carte, à beira da piscina e é tão lindamente apresentado quanto delicioso. O melhor de tudo é poder pedir o café a qualquer momento do dia.

Em cada quarto, existem bolsas e chapéus de palha bordados com detalhes em turquesa, Havaianas customizadas e até mesmo galochas para os dias de chuva ou inundação, um fenômeno comum em Paraty. Nas camas, lençóis de algodão egípcio e mosquiteiros feitos sob medida por artesãos da Bahia.

 

O hotel Casa Turquesa, em Paraty
A sala de estar e leitura da Casa Turquesa
O hotel Casa Turquesa, em Paraty
Até os uniformes dos funcionários da Casa Turquesa são azuis

Bem ao lado da recepção, um detalhe interessante chama a atenção: nove cestos de palha, um para cada apartamento. É que assim que o hóspede chega, ele é convidado a retirar os sapatos e usar suas novas Havaianas. O conceito de caminhar pelo hotel sem sapatos me encantou e confesso que adoraria adotar a ideia para todos que vistam a minha casa!

 

O hotel Casa Turquesa, em Paraty
Os cestos onde os hóspedes deixam seus calçados ao entrar na Casa Turquesa

As experiências criadas por Tetê não se limitam ao belo casarão do século 18. A charmosa e chique anfitriã possui as melhores conexões para proporcionar momentos especiais sob medida para cada hóspede — bata um papo com ela!

Agora, vamos ao que todos querem saber: o preço. As diárias começam em 1.400 reais por casal — e esse post é tão genuíno quanto a hospitalidade que encontrei na Casa Turquesa, em Paraty, pois fui como cliente e paguei normalmente pela minha estada.

 

O hotel Casa Turquesa, em Paraty
A anfitriã Tetê Etrusco é a responsável por cada detalhe encantador da Casa Turquesa, em Paraty

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *