A Air France acaba de revelar, em grande estilo, os novos pratos da primeira classe La Première e da classe executiva que encontraremos a bordo dos voos — e também nos lounges da companhia — ao longo do ano de 2023. O evento de lançamento dos novos menus aconteceu na cidade de Lyon, na França, durante o Bocuse D’Or 2023, o maior evento de gastronomia da França, nos mês de janeiro.
Para a ocasião, em que o Carioca NoMundo esteve presente, a Air France reuniu 15 de um total de 17 chefs renomados que assinam os pratos que os passageiros irão degustar em suas viagens com a empresa.
A bordo de voos de longa distância partindo de Paris, chefs franceses com estrela Michelin, como Arnaud Lallement, Régis Marcon, Anne-Sophie Pic, Emmanuel Renaut, Michel Roth, Mauro Colagreco e Thierry Marx se revezarão ao longo do ano para assinar pratos servidos nas cabines La Première e Business, incluindo os voos da Air France para Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.
Aliás, já fiz vídeos na Air France nessas três rotas, que você pode conferir nos links a seguir: São Paulo, na primeira classe do B777-300 (link aqui); Rio de Janeiro, na classe executiva do B777-200 (link aqui); e Fortaleza, na classe executiva do B787-9 (link aqui). Confira!
As receitas preparadas exclusivamente para a Air France por esses ícones da gastronomia francesa são marcadas por produtos sustentáveis de origem francesa.
As duas sobremesas da La Première que provei durante o evento no Bocuse D’Or 2023 são certamente as melhores de qualquer voo que já fiz na vida.
A primeira foi a Baunilha 100%, assinada por Angelo Musa, chef pâtissier do Hotel Plaza Athénée, em Paris. A segunda, igualmente deliciosa, foi a torta de chocolate com avelãs, uma criação do pâtissier Philippe Urraca.
Alguns voos internacionais partindo de fora da França ganharam cardápios criados por chefs locais, de origem francesa. Saindo de Singapura, tanto na La Première como na Business da Air France, quem assina o cardápio é o chef Julien Royer. Originalmente da região de Auvergne, ele está à frente dos restaurantes Odette e Claudine, em Singapura.
Partindo da Ilha da Reunião, um departamento francês no Oceano Índico, o menu da cabine Business ficou sob o comando do chef Jofrane Dailly, do Diana Dea Lodge, em Sainte-Anne.
Os canadenses também vão desfrutar de pratos preparados por um renomado chef local: Olivier Perret, do hotel Sofitel Montréal Le Carré Doré. Isso vale para os voos da Air France que decolam de Montreal, Toronto, Quebec e Vancouver.
A companhia pretende ainda convidar novos chefes para as rotas que partem do Caribe francês, Estados Unidos e Japão.
Para os voos de médio percurso, quem ficou a cargo dos menus da Business foi o chef da empresa de catering Servair, François Adamski, vencedor de prêmios importantes como o Meilleur Ouvrier de France e do Bocuse D’Or.
As equipes de Alain Ducasse continuam assinando os menus do lounge La Première, no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O chef François Adamski se uniu a Chloé Charles e Amandine Chaignot para assinar os cardápios dos lounges nos Terminais 2E e 2F, no mesmo aeroporto.
Já no aeroporto de Orly, também em Paris, os lounges ficaram a cargo do chef Guy Martin com sobremesas criadas por Philippe Urraca.
Além de provar todos os pratos que vocês verão no vídeo a seguir, publicado por mim no Instagram, eu aproveitei para tirar uma casquinha e fiz minha fotos com os chefs! Foi muito legal! Parabéns pelo evento, Air France!
Valeu e até a próxima!
Jayme Drummond