Contagem regressiva para o Louvre Abu Dhabi

Começou a contagem regressiva! Será inaugurado daqui a exatamente um mês, no dia 11 de novembro, o museu Louvre Abu Dhabi (site oficial aqui). Trata-se de uma espécie de filial do Louvre francês, só que no coração do distrito cultural de Saadiyat Island, na capital dos Emirados Árabes Unidos.

A abertura do Louvre Abu Dhabi já foi adiada várias vezes. A obra começou em 2009 e, inicialmente, deveria ter sido concluída em 2012. Por isso, é grande a curiosidade da comunidade cultural internacional em torno do resultado final.

Tive a oportunidade de ver esse projeto bem no início e, mais recentemente, no ano passado. Estou ansioso para ver como ficou e divido com vocês um pouco do que já dá para saber sobre o Louvre Abu Dhabi. Vamos lá!

1) O projeto é do arquiteto francês Jean Nouvel, um dos nomes mais respeitados da arquitetura contemporânea, e responsável por prédios bastante conhecidos mundo afora. Entres eles, estão o Instituto do Mundo Árabe, em Paris; a Torre Agbar, em Barcelona; a ampliação do Museu Rainha Sofia, em Madri; a loja Galeries Lafayette de Berlim e a Fundação Cartier, em Paris.

2) O que domina a arquitetura do Louvre Abu Dhabi é um domo prateado com 180 metros de diâmetro. Ele pesa 7.500 toneladas, aproximadamente o mesmo peso da Torre Eiffel, em Paris.

Museu Louvre Abu Dhabi em post do Carioca NoMundo
O domo prateado do Louvre Abu Dhabi, um projeto do arquiteto francês Jean Nouvel

3) O domo é uma estrutura geométrica complexa, com 7.850 estrelas, em diferentes tamanhos e ângulos, sobrepostas umas sobre as outras, em um total de oito camadas.

4) Quando a luz do sol bate no domo, ela é filtrada das mais diferentes maneiras, proporcionando a quem está dentro do prédio um efeito de raios mágicos, que foi batizado de “chuva de luz”. A inspiração veio das folhas das palmeiras do deserto, que também filtram o sol. Isso faz do projeto de Jean Nouvel uma homenagem à natureza do Oriente Médio.

A "chuva de luz" do domo do museu Louvre Abu Dhabi
A “chuva de luz” através das 7.850 estrelas do domo de 180 metros de diâmetro do Louvre Abu Dhabi
A "chuva de luz" no domo do Louvre Abu Dhabi
Outro ângulo da “chuva de luz” do museu Louvre Abu Dhabi

5) A intenção do museu é apresentar um escopo completo da existência humana, usando, para isso, desde objetos da pré-história até trabalhos de artistas contemporâneos. As 23 galerias do Louvre Abu Dhabi seguirão, portanto, uma ordem cronológica.

6) O museu está constituindo seu próprio acervo, por enquanto, com cerca de 700 obras adquiridas por Abu Dhabi. Outros 300 trabalhos foram emprestados pela França.

7) Apesar de o Louvre batizar o novo museu, na verdade, a parceria é com o Louvre e mais outras 16 instituições culturais francesas, entre elas, o Museu D’Orsay, o Museu Rodin, o Centre Pompidou, o Palácio de Versalhes e a Biblioteca Nacional da França.

8) No acervo, além de cerâmicas cipriotas, sarcófagos egípcios, estatuetas indianas, máscaras africanas, tapeçarias holandesas, textos sagrados de diferentes religiões e vários outros itens, haverá, ainda, pinturas de Leonardo da Vinci, Jacques-Louis David, Claude Monet, Paul Gauguin, Vincent van Gogh e Piet Mondrian.

A tela "Gare Saint-Lazare", de Claude Monet, no Museu Louvre Abu Dhabi
A tela “Gare Saint-Lazare”, de Claude Monet, será emprestada ao museu Louvre Abu Dhabi
"Partida de Bezique", de Gustave Caillebotte, no acervo permanente do Louvre Abu Dhabi
“Partida de Bezique”, de Gustave Caillebotte, faz parte do acervo permanente do Louvre Abu Dhabi

9) Fora a exposição permanente, o Louvre Abu Dhabi terá outras quatro exposições temporárias ao longo do ano.

10) A construção do Louvre Abu Dhabi custou cerca de 110 milhões de dólares. Parece muito. Mas é até pouco perto dos 525 milhões de dólares que, diz a imprensa internacional, Abu Dhabi pagou ao governo francês pelo direito de uso da marca Louvre.

11) Pelo contrato, o Louvre cederá seu nome ao novo museu por 30 anos e seis meses. Está incluído, também, o empréstimo de obras para exposições temporárias pelo prazo de 15 anos. As obras enviadas para a exposição “permanente” do Louvre Abu Dhabi ficarão lá por apenas 10 anos.

12) Os ingressos para o Louvre Abu Dhabi já podem ser comprados online, aqui. Custam 60 dirhams, o que equivale a cerca de 52 reais. Crianças até 13 anos entram de graça e jovens entre 13 e 22 anos pagam meia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *