Começou a contagem regressiva! Será inaugurado daqui a exatamente um mês, no dia 11 de novembro, o museu Louvre Abu Dhabi (site oficial aqui). Trata-se de uma espécie de filial do Louvre francês, só que no coração do distrito cultural de Saadiyat Island, na capital dos Emirados Árabes Unidos.
A abertura do Louvre Abu Dhabi já foi adiada várias vezes. A obra começou em 2009 e, inicialmente, deveria ter sido concluída em 2012. Por isso, é grande a curiosidade da comunidade cultural internacional em torno do resultado final.
Tive a oportunidade de ver esse projeto bem no início e, mais recentemente, no ano passado. Estou ansioso para ver como ficou e divido com vocês um pouco do que já dá para saber sobre o Louvre Abu Dhabi. Vamos lá!
1) O projeto é do arquiteto francês Jean Nouvel, um dos nomes mais respeitados da arquitetura contemporânea, e responsável por prédios bastante conhecidos mundo afora. Entres eles, estão o Instituto do Mundo Árabe, em Paris; a Torre Agbar, em Barcelona; a ampliação do Museu Rainha Sofia, em Madri; a loja Galeries Lafayette de Berlim e a Fundação Cartier, em Paris.
2) O que domina a arquitetura do Louvre Abu Dhabi é um domo prateado com 180 metros de diâmetro. Ele pesa 7.500 toneladas, aproximadamente o mesmo peso da Torre Eiffel, em Paris.
3) O domo é uma estrutura geométrica complexa, com 7.850 estrelas, em diferentes tamanhos e ângulos, sobrepostas umas sobre as outras, em um total de oito camadas.
4) Quando a luz do sol bate no domo, ela é filtrada das mais diferentes maneiras, proporcionando a quem está dentro do prédio um efeito de raios mágicos, que foi batizado de “chuva de luz”. A inspiração veio das folhas das palmeiras do deserto, que também filtram o sol. Isso faz do projeto de Jean Nouvel uma homenagem à natureza do Oriente Médio.
5) A intenção do museu é apresentar um escopo completo da existência humana, usando, para isso, desde objetos da pré-história até trabalhos de artistas contemporâneos. As 23 galerias do Louvre Abu Dhabi seguirão, portanto, uma ordem cronológica.
6) O museu está constituindo seu próprio acervo, por enquanto, com cerca de 700 obras adquiridas por Abu Dhabi. Outros 300 trabalhos foram emprestados pela França.
7) Apesar de o Louvre batizar o novo museu, na verdade, a parceria é com o Louvre e mais outras 16 instituições culturais francesas, entre elas, o Museu D’Orsay, o Museu Rodin, o Centre Pompidou, o Palácio de Versalhes e a Biblioteca Nacional da França.
8) No acervo, além de cerâmicas cipriotas, sarcófagos egípcios, estatuetas indianas, máscaras africanas, tapeçarias holandesas, textos sagrados de diferentes religiões e vários outros itens, haverá, ainda, pinturas de Leonardo da Vinci, Jacques-Louis David, Claude Monet, Paul Gauguin, Vincent van Gogh e Piet Mondrian.
9) Fora a exposição permanente, o Louvre Abu Dhabi terá outras quatro exposições temporárias ao longo do ano.
10) A construção do Louvre Abu Dhabi custou cerca de 110 milhões de dólares. Parece muito. Mas é até pouco perto dos 525 milhões de dólares que, diz a imprensa internacional, Abu Dhabi pagou ao governo francês pelo direito de uso da marca Louvre.
11) Pelo contrato, o Louvre cederá seu nome ao novo museu por 30 anos e seis meses. Está incluído, também, o empréstimo de obras para exposições temporárias pelo prazo de 15 anos. As obras enviadas para a exposição “permanente” do Louvre Abu Dhabi ficarão lá por apenas 10 anos.
12) Os ingressos para o Louvre Abu Dhabi já podem ser comprados online, aqui. Custam 60 dirhams, o que equivale a cerca de 52 reais. Crianças até 13 anos entram de graça e jovens entre 13 e 22 anos pagam meia.