Todo o charme do hotel Casa Turquesa, em Paraty

Fiquei uns bons anos sem visitar Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, e resolvi, de última hora, aproveitar um feriado prolongado para rever a cidade. Escolhi o hotel seguindo os conselhos de uma amiga, que também é hoteleira, entende à beça do assunto e me conhece superbem. Foi assim que liguei para a Casa Turquesa, em Paraty, e consegui reservar o último dos nove apartamentos desse boutique hotel.

 

As portas azuis recebem os hóspedes do hotel Casa Turquesa, em Paraty

A Casa Turquesa (site aqui) fica bem em frente ao porto e, partindo de lá, se faz tudo a pé. Vista por fora, ela é um dos tantos casarões brancos com janelas e portas coloridas que compõem o harmonioso conjunto arquitetônico da cidade. A grande diferença está na alma e no serviço desse hotel de luxo discreto.

 

A área da recepção da Casa Turquesa

Assim que atravessei a porta de entrada, notei que a Casa Turquesa, em Paraty, é um hotel com personalidade e repleto de detalhes que despertam os nossos sentidos.

Da jarra d’água coberta por um delicado tecido sobre o balcão da recepção às peças expostas na sua charmosa boutique, tudo parece ter sido escolhido a dedo. E foi!

A responsável pela curadoria dessa experiência mágica chama-se Tetê Etrusco. Ela é a proprietária da Casa Turquesa e recebe cada hóspede com uma doçura inigualável.

 

As acomodações de dois diferentes quartos da Casa Turquesa, em Paraty

Apaixonada pela cor azul, ela adotou o turquesa não apenas no nome, como também em quase tudo o que se vê pelo hotel: mobiliário, louças, copos, uniformes dos funcionários e nos presentes que encontramos sobre a cama na hora de dormir.

Um deles é um precioso livro com as receitas dos bolos caseiros da anfitriã. E caso você não tenha dons culinários, não se preocupe, pois diariamente, às 17h, os tais bolos são servidos, quentinhos, juntamente com uma seleção de chás, sucos e cafés. Trata-se de uma gentileza da casa, ou seja, já está tudo incluído na diária.

 

O café da manhã com vista para a piscina na Casa Turquesa, em Paraty

O café da manhã na Casa Turquesa, em Paraty, é outro momento para lá de especial. Ele é servido à la carte, à beira da piscina e é tão lindamente apresentado quanto delicioso. O melhor de tudo é poder pedir o café a qualquer momento do dia.

Em cada quarto, existem bolsas e chapéus de palha bordados com detalhes em turquesa, Havaianas customizadas e até mesmo galochas para os dias de chuva ou inundação, um fenômeno comum em Paraty. Nas camas, lençóis de algodão egípcio e mosquiteiros feitos sob medida por artesãos da Bahia.

 

A sala de estar e leitura da Casa Turquesa
Até os uniformes dos funcionários da Casa Turquesa são azuis

Bem ao lado da recepção, um detalhe interessante chama a atenção: nove cestos de palha, um para cada apartamento. É que assim que o hóspede chega, ele é convidado a retirar os sapatos e usar suas novas Havaianas. O conceito de caminhar pelo hotel sem sapatos me encantou e confesso que adoraria adotar a ideia para todos que vistam a minha casa!

 

Os cestos onde os hóspedes deixam seus calçados ao entrar na Casa Turquesa

As experiências criadas por Tetê não se limitam ao belo casarão do século 18. A charmosa e chique anfitriã possui as melhores conexões para proporcionar momentos especiais sob medida para cada hóspede — bata um papo com ela!

Agora, vamos ao que todos querem saber: o preço. As diárias começam em 1.400 reais por casal — e esse post é tão genuíno quanto a hospitalidade que encontrei na Casa Turquesa, em Paraty, pois fui como cliente e paguei normalmente pela minha estada.

 

A anfitriã Tetê Etrusco é a responsável por cada detalhe encantador da Casa Turquesa, em Paraty

 

Comentários (0)
Adicionar comentário