Onde comer e beber em Dubai? Um querido amigo, Daniel Miranda, que mora por lá e é expert em gastronomia, elaborou, com exclusividade para o Carioca NoMundo, uma lista com seus bares, restaurantes e lounges prediletos.
No bate-papo com Daniel, ele me lembrou que, dos quase dez mil restaurantes de Dubai, cerca de dois mil servem bebidas alcoólicas. Ou seja, o consumo de álcool no emirado é limitado, mas nem tanto!
Nascido no Rio, Daniel Miranda é um verdadeiro Carioca NoMundo e um grande parceiro de longa data. As dicas dele, eu assino embaixo!
OS MELHORES LUGARES PARA COMER E BEBER EM DUBAI
1) IRIS
Aberto recentemente em Dubai, o IRIS é o novo point do emirado. Fica no 27º andar do hotel The Oberoi. As paredes e parte do teto são de vidro, o que proporciona uma vista incrível do centro de Dubai, incluindo o Burj Khalifa, o maior prédio do mundo, com 828 metros de altura. O Iris tem excelentes coquetéis e o menu foi premiado, ano passado, como o melhor bar food pela Time Out Magazine.
2) ARABIAN TEA HOUSE
Remando contra a corrente dos grandes restaurantes de Dubai, o ARABIAN TEA HOUSE é uma viagem no tempo. Sua localização não é na Palm Jumeirah, em um hotel cinco estrelas ou no grande centro. Fica no subúrbio de Dubai, em um bairro chamado Bur Dubai. Comida tradicional emirati com pratos da cozinha libanesa e outros países do oriente médio. Não serve bebida alcoólica, porém, a comida é saborosíssima. Como as porções são superbem servidas, é bom pedir os pratos para compartilhar.
3) ZUMA
4) PISCO LOUNGE
O pisco sour aqui é melhor do que no próprio Peru. Aliás, a cozinha peruana é a que mais cresce em Dubai. O PISCO LOUNGE tem ambiente descontraído, DJ e gente bonita. Aliás, você não sabe se as garçonetes são garçonetes ou clientes: todas trabalham de vestido curto e sem qualquer identificação. Atendimento amigável e muito divertido. Fica localizado no Four Seasons Resort.
5) COYA
O The Pisco Lounge, citado no item anterior, fica localizado dentro do COYA. Depois de alguns piscos no lounge, a dica é jantar no restaurante. O cardápio com base na cozinha peruana é um dos mais procurados quando o assunto é comer e beber em Dubai. Todo dia tem fila na porta!
6) CHINA GRILL
O CHINA GRILL fica no Westin Hotel, em Dubai Marina. O restaurante é dividido em dois andares e ainda tem um terraço enorme que, neste período do ano, é o espaço mais disputado. O menu é rico, com pratos que passam pela cozinha chinesa, japonesa, coreana, tailandesa e vietinamita. O arroz de pato é de comer rezando. O brunch vale super a pena também.
7) HANAAYA
Brunch é uma febre em Dubai. Tem na sexta, no sábado e até de noite! A questão é que alguns lugares perderam o verdadeiro conceito de brunch e tornaram-se night clubs em plena luz do dia. Tudo quanto é tipo de bebida liberada, deixando a comida em segundo plano. Se você quiser ir à um brunch realmente bom, o melhor é o do restaurante HANAAYA, no Madinat Jumeirah. O bufê possui uma variedade riquíssima e a comida é muita saborosa, desde a estação de omeletes até a de frutos do mar.
8) THE LTTLE BLACK DOOR
Localizado no Conrad Hotel, o THE LITTLE BLACK DOOR tem uma pegada speak easy. Atrás dessa “pequena porta preta”, você encontra, talvez, o melhor cocktail bar de Dubai. A cozinha é italiana — e você pode reservar uma mesa caso queira jantar. Uma dica: a carta de drinques é fantástica, mas deixe os bartenders usarem sua criatividade para criar coquetéis de acordo com o seu gosto.
9) THE IRISH VILLAGE
O THE IRISH VILLAGE é um tradicional pub irlandês, localizado em Al Garhoud. Seu maior atrativo é uma imensa área ao ar livre onde as mesas são bastante disputadas (menos no período do verão, quando é impossível ficar do lado de fora de qualquer restaurante em Dubai). É um dos pouquíssimos lugares do emirado que serve carne de porco — a costelinha é fantástica.
10) LOCK, STOCK & BARREL
Típico rock bar, o LOCK, STOCK & BARREL – mais conhecido como LSB – é uma ótima pedida para quem quer curtir música ao vivo, chope geladíssimo e snacks em porções enormes. Com ambiente animado, fica localizado no bairro Al Barsha, mas tem também uma unidade recém-aberta em JBR.
Fotos: Divulgação/Reprodução da internet